sábado, 21 de abril de 2012

SER UM HOMEM DE DEUS

BASE: Miquéias 6:8
O cenário religioso atual, com suas práticas, ritos e liturgias está deixando para nós a idéia de que estamos enfrentando um grande paradoxo... É como diz a expressão: "SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO"
Digo isso pelo fato de que estamos lidando com muitos pregadores, dos quais não se sabe de onde surgiram, e nem a que denominação pertencem... E nesse paradoxo está o homem que prega sobre DEUS, e o homem que anda com DEUS. (São duas coisas distintas)!
O nosso mundo está cada vêz mais carente de homens tementes a Deus, homens que buscam estar na casa de Deus; que entregaram suas vidas para Deus; que contribuem financeiramente para o crescimento da obra de Deus; e que consequentemente rejeita a propagação do pecado!
Veja que: 
1 ) SER UM HOMEM DE DEUS sem ser temente a Deus, é uma contradição. E muitos que se intitulam "HOMENS DE DEUS", estão sendo apanhados em fraldes, em roubos, em adultérios, em práticas totalmente condenadas pela palavra de Deus. E por isso, só posso deduzir que se tratam de pessoas sem temor a Deus, que sombam da fé, e que estão sendo usadas pelo inimigo para causarem escândalos para levarem muitos a destruição eterna! Ser temente a Deus é ser fiel à Ele... é também ser obediênte, e acima de tudo, é o que adora a Deus, de forma respeitosa, reverente, em todo o tempo e em todo o lugar.
2 ) SER UM HOMEM DE DEUS é muito mais que uma expressão. Isso significa que a pessoa tem o desejo de estar na casa de Deus. E nestes dias, estamos vendo uma geração de crentes que vão a igreja quando dá vontade, que não se importam se estarão na igreja ou não, que acham que isso não faz diferença...
E quando estão na casa de Deus, se tocam, acham que podem tocar de qualquer maneira, sem zelo, sem compromisso, sem horários para obedecer e etc... Você acha que podemos te chamar de homem ou mulher de Deus com esse comodismo? Chegando atrazado nos cultos por causa de novelas, filmes, jogos entre outros? Agora, chega perto de alguém relaxado para com a casa de Deus e diga-lhes que eles não são homens de Deus para você ver o que acontece! É um outro paradoxo... Ensinamos que o melhor lugar para se estar é na casa de Deus, mais de vez enquando alguém reclama porque tá tendo muito culto. É culto disso, culto daquilo... e que nem tudo é igreja!
3 ) SER UM HOMEM DE DEUS é entregar a sua vida a JESUS. Porque entregar a Jesus significa que lutaremos pela verdade, que reconhecemos o Seu senhorio em nossa vida. Quem se entrega a Jesus tem uma transformação de vida! Aceitar a Jesus é viver uma vida de renuncia.
4 ) SER UM HOMEM DE DEUS é contribuir financeirmente para o crescimento da obra de Deus. Tem muitos que professam a Jesus, mais não contribuem para a expansão da obra do Senhor. Ser um homem de Deus, é também entregar dízimos e ofertas para que o dinheiro possa ser investido, de forma que possamos manter novos missionários, novos pastores, novas igrejas, novas missões, e com isso alcançar novas vidas! Você vai me desculpar, mais se você se diz homem ou mulher de Deus e não contribui para o crescimento da igreja, você deve estar de brincadeira né? Isso é uma contradição... Como alguém pode amar tanto a Deus a ponto de entregar a vida para Ele, mais o dinheiro jamais!? Não use desculpas. Contribua!!
5 ) SER UM HOMEM DE DEUS é lutar contra o pecado! Não é lutar contra o pecador, mais contra a prática pecaminosa! Só de você desejar ser um homem de Deus já implica em abandonar e lutar contra o pecado. E pecado não se justifica, pecado se confessa e deixa! É deixar todos os sofismas que nos mata... E viver em santidade!

CONCLUSÃO:
SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO!
Você é ou não é uma pessoa de Deus? de que forma podemos identificar isso? O que você tem feito que mostra que você é uma pessoa de Deus? Tá na hora de acordar... vamos ser pessoas de Deus, realmente de Deus!

Em Cristo, 

Pr. Jonata Costa Dutra

sexta-feira, 20 de abril de 2012

UM HOMEM DE DEUS

BASE: 2 Reis 4:8-9 - "Sucedeu também um dia que, indo Eliseu a Suném, havia ali uma mulher importante, a qual o reteve para comer pão; e sucedeu que todas as vezes que passava por ali entrava para comer pão. E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus."
INTRODUÇÃO: Hoje, acordei pensando nesta expressão: "SANTO HOMEM DE DEUS"...
Para você, o que significa ser um homem de Deus? Acredito que esta mulher, da qual o texto a descreve como sendo uma mulher importante e observadora, conseguiu ver algo em ELISEU que o caracterizava como sendo homem de Deus. Penso então no quê havia em Eliseu que fez com que essa mulher o descrevesse como sendo homem de Deus. Acho que sua maior credencial, estava realmente ligado ao seu compromisso e relacionamento com Deus.
Assim como esta mulher sunamita, existem muitas pessoas observando nossa conduta como homens e mulheres de Deus. Há muitas pessoas de olho em nosso procedimento...
Mais de uma maneira geral, qual o conceito que as pessoas tem de um homem de Deus? Amados, entre as tantas características que uma pessoa de Deus tem, podemos descrever: O comportamento, o amor ao próximo, a sua maneira de falar, o seu modo de vestir, o seu modo de agir, a sua fé em Deus, etc...

Porém, estou profundamente pensativo sobre esta expressão: "HOMEM DE DEUS". Aqui está muito mais que um reconhecimento. Acho que todos nós queremos ser reconhecidos pelos outros como sendo pessoas de Deus.
E mais que isso, afirmo a todos que a maior necessidade do mundo atual, é a de homens - homens de DEUS, que não se compram e não se vendam.
Uma das coisas mais discutidas nestes dias tem sido o grande crescimento de escândalos envolvendo homens de Deus... (Entre aspas, é claro!). Porque o que o mundo precisa atualmente é de pessoas que tenha no íntimo de seu ser, o desejo de ser verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato, homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever, como uma bússula é ao pólo; Homens que permaneçam firmes pelo que é reto aos olhos do SENHOR DEUS.
A corrupção aumentou tanto que hoje em dia, a carência de pessoas de Deus tem sido notada... É como se pudessemos escrever uma cartaz dizendo: "PRECISA-SE DE HOMENS DE DEUS".
Sem querem te ofender, mais será que você é uma pessoa de Deus? Digo isso para chamar a sua atenção para o fato de que as pessoas se interessam em avaliar a integridade dos seus líderes religiosos, entretanto, não querem avaliar suas vidas, onde deveriam mesmo estar preocupadas em analizar a sua vida cristã, de integridade e comprometimento com DEUS
Quando falo de homem de Deus, na minha concepção, estamos descrevendo uma pessoa de conduta reta, e honesta acima de tudo. Que seja ensinável, sincera, e que fala a verdade, sempre (não mente), que é transparente, que não fala mal do próximo, e que seja digna de confiança!
Para mim, ser um homem de Deus é ter um morelidade que seja coerente com sua ética. E uma fé que além de ser ministrada é também vivida pela pessoa que prega.
Sabe qual o maior dos motivos que leva uma pessoas a se descepcionar com outra? É a falta de integridade nos que se intitulam como homens de Deus, ou seja, as pessoas frequentemente se desapontam, se descepcionam com as outras após verem uma contradição entre o que elas dizem e o que elas fazem. É muito comum ver as pessoas dizerem uma coisa e viverem outra. 
Temos visto muitas feriadas feitas por pessoas que se dizem BOCAS DE DEUS, HOMENS DE DEUS, PROFETAS DE DEUS. São escândalos e mais escândalos envolvendo líderes religiosos, de condutas duvidosas, que ao invés de refletir a imagem de Deus, estão mesmo é destruíndo a fé das pessoas, e produzindo grandes sofrimentos.
Chega de mercenários, chega de pastores adulteros, chega de ladrões de igrejas, de escândalos. 
Você está lendo uma postagem, que aborda o tema HOMEM DE DEUS, para que eu e você, e todos os que se interessarem, possam ser de fato PESSOAS DE DEUS.

 Que possamos deixar um bom legado para a geração futura, que defenda essa idéia... O HOMEM DE DEUS e sua conduta!

Seja você uma pessoa usada por Deus. Reflita sobre suas ações...

Que Deus te abençoe!

Fraternalmente em CRISTO, 


Pr. JONATA COSTA DUTRA 

sábado, 14 de abril de 2012

NOSSA VIDA AQUI É PASSAGEIRA

A gente as vezes acha que nossa vida aqui vai durar eternamente. Mais especialmente hoje, parei para pensar na minha vida. Me lembrei de alguns amigos meus, que já morreram, outros que vivem, mais que não cresceram na vida, outros que são donos de comércio, etc... e comecei a pensar em como o tempo passa. Um dia desses eu estava na escola com esses meus amigos, e hoje eu sou adulto, e cada um está vivendo a sua vida. Mais o que me incomoda é esse tempo que passa tão depressa.
Aproveitei, e fui ler a bíblia e me deparei com esse texto: “Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por minha causa achá-la-á”. “Que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma”?
(MARCOS 8: 36-37).
 
Dizia uma história de um autor desconhecido, que uma jovem turista foi à cidade de Cairo, no Egito, para conhecer um grande sábio, de quem ela era uma admiradora. Chegando lá, ficou surpresa, pois, esperava encontrar aquele sábio morando em uma grande e luxuosa residência, num dos melhores bairros daquela cidade. Para a sua indignação, aquele homem morava em um casebre, com um quartinho simples, num bairro bem pobre e afastado do centro de Cairo. Naquele quartinho, o sábio mantinha com ele muitos livros e seus móveis que se resumia em: uma cama muito simples, uma pequena mesa e um banco fabricado por ele mesmo. Então, ela lhe perguntou: Onde estão os seus móveis? Ele lhe respondeu com outra pergunta: Onde estão os seus? Ela disse: Mas, eu só estou aqui de passagem! Ele respondeu: eu também.

Queridos, o tempo está passando, eu sei de uma coisa: "Ninguém escapará da prestação de contas com o nosso DEUS". Vamos parar de descutir religião, de brigar por causa de terras, ou por riquezas. Ninguém mesmo, escapa de prestar contas a DEUS... Que você possa hoje, entregar sua vida ao SENHOR, e viver para a honra e para glória de DEUS.

Obrigado pela sua leitura!

Que Deus abençoe você.

Em Cristo,

Pr. Jonata Costa Dutra.

TEMA: Quatro segredos para vencer grandes batalhas

BASEADO EM JUÍZES 6:34-35
Introdução: O povo de Israel tem uma história de vida muito interessante de ser analizada, veja bem: Um dia eles estão sofrendo diversos problemas porque pecaram contra Deus. No outro dia se arrependem e fazem um concerto, e Deus livra eles do sofrimento, e eles passam para um tempo de paz. E quando estão em paz, eles pecam e Deus permite outro problema, para que eles se arrependam e façam outro concerto, e eles se consertam com Deus e Deus os perdoa e os tira do sofrimento para novamene estarem em bonança. E assim eles tornam a pecar, e a história se repete.
Bom, porque estou dizendo isso? Porque a história que você leu, em Juízes 6:34-35, na verdade não começa ai, mais começa com o povo de isreael pedindo a ajuda de Deus porque eles estavam sendo saqueados pelo inimigo. E Deus levanta GIDEÃO, e Gideão derrubou os altares de baal e ao lado desses altares, ele edificava um altar ao Senhor. E o povo não aceitou aquilo, e começou uma grande peleja contra Gideão. Imagina você que esse povo estava sendo saqueado pelo inimigo, estavam sofrendo afronta de seus adverários e ao invés deles lutarem contra o inimigo, e colocarem isso como prioridade, eles esqueceram seus inimigos e colocaram como prioridade, matar a GIDEÃO. E ai chegamos ao texto lido.
Me disperta a atenção, o fato de GIDEÃO não ter se justificado diante das acusações, ou seja, enquanto Israel estava discutindo entre si, vejo o que diz o verso 33, o inimigo estava se unindo contra eles. E Gideão talvez pensou: eu vou deixar esse povo pensar o que quizer, porque o inimigo está vindo, e minha defesa diante destes problemas é o Senhor.
Então ele mandou chamar QUATRO TRIBOS (e estes são os segredos para vencer as grandes batalhas)

A PRIMEIRA - MANASSÉS
A SEGUNDA - ASER
A TERCEIRA  - ZEBULOM
A QUARTA - NAFTALI

Bom, eu vou te explicar esses segredos para que você possa saber como agir diante de uma grande adversidade. Aqui está o segredo! O povo de Israel, não dava os nomes aos seus filhos porque eram nomes bonitos, mais sim porque tinham significados! E na verdade é isso mesmo... o nome de alguma coisa, de algum animal, os nomes de alguns lugares, ou pessoas carregam significados que servem para identificação. Eles tinham significados especiais. Os nomes antigos tinham relação com as circunstâncias do nascimento, do local, da aparência da criança, etc. Às vezes, o nome relacionava-se com o futuro da criança, é o caso dos nomes proféticos. Por isso te apresento os significados dos nomes destas quatro tribos como estratégia para vencer as grandes batalhas. Vamos ver quais são?

A PRIMEIRA TRIBO - MANASSÉS -  (GENESIS 41:51 LER) - O nome Manasses, significa esquecer - Sabe porque muitas lutas que temos lutado, a gente tem perdido? É porque a gente tem a dificuldade de esquecer. A gente se prende ao passado... As vezes a pessoa sofre muito no presente porque não consegue esquecer o passado. E para você receber coisas novas de Deus você tem que se desprender das coisas velhas, ou seja, botar o passado no seu devido lugar. E como o próprio nome diz, (PASSADO) é para ficar para traz mesmo. É deixar as coisas que te feriram e te causou grande dor e parar de ficar se ferindo ainda mais. Porque você não foi feito para estar nesta agonia, nesta tristeza, mais para ser um instrumento de Deus para abençoar outras vidas. Você vais ficar sofrendo com esse seu passado até quando? Deus tem uma novo história para sua vida... Libere o perdão e se for preciso peça pardão, mais prossiga na sua caminhada cristã. Deus hoje te revela o primeiro grande segredo para vencer uma batalha, CHAME hoje mesmo à MANASSES, ou seja aprenda hoje mesmo a esquecer os problemas que você teve e caminhe para a sua conquista porque Deus te concede vitória.

A SEGUNDA TRIBO - ASER - (GENESIS 30: 12-13) - De acordo com Genesis 30, este nome significa alegria. Tem gente que qualquer problema o abala, qualquer coisa o abate, qualquer adversidade o leva a estar abatido. Como uma pessoa assim poderá vencer? Esse tipo de pessoa é sem perspectiva. Na verdade todos nós sabemos que a primeira coisa que some do nosso rosto quando estamos em grandes batalhas é o sorriso. Isso se dá porque satanás, é um ladrão de ALEGRIA. Se você quer vencer esta batalha que você está enfrentando, então não permita que seu sorriso se apague, não permita que seu espírito se apresente amargurado, mais neste exato momento faça uma oração a Deus, pedindo-lhe que Ele lhe conceda forças e a partir de hoje, ponha em seu coração que você está em batalha, mais Deus irá te abençoar, e não deixará que lhe seja tirado a alegria da salvação!

A TERCEIRA TRIBO - ZEBULOM - (GENESIS 30: 19-20) - ZEBULOM É MORADA SEGURA, ou SEGURANÇA. Isso siginifica dizer que quando estamos em batalha, a gente precisa ter a certeza de que Deus não irá nos abandonar. Segurança não se obtém com policiamento, nem se obtém com política, nem no cofre forte, nem no castelo de um rei. DEUS é a nossa real garantia de vida eterna, e segurança eterna. O salmo 46 descreve bem isso (LER TODO).
Eu quero fazer das palavras de JOYCE MAYER as minhas. "Ninguém consegue ter uma vitória com um pensamento de derrota", ou seja, se você entrou em uma batalha sem a certeza de que irá vencer, então você entrou para perder. Que hoje mesmo você tome uma atitude de fé para que você não venha a perder essa guerra. Ponha a sua confiança em Deus, confia nEle, e Ele te guardará!
Tá na hora de você agir com um pouco mais de fé no Deus que você serve, então vamos chamar ZEBULOM para a batalha!

A ULTIMA É - NAFTALI - (GENESIS 30: 7-8) - De um modo geral, podemos descrever NAFTALI como sendo o produto final de sua luta. O resultado da sua batalha, o produto final, a conquista. Se você quer uma casa, e está lutando para consegui-la, quando Deus te der a casa, diga NAFTALI, que quer dizer DEUS me deu vitória. Se sua luta está em arrumar um casamento, quando você conseguir, diga NAFTALI, ou seja, DEUS me deu vitória. Se sua luta é para arrumar um emprego, então quando o patrão te chamar, você pode dizer, NAFTALI, Deus me deu vitória!
NAFTALI é outro dos segredos, porque se refere a sua conquista. O que você enfrentou, sofreu, te deixou NAFTALI como um troféu. 

CONCLUSÃO: O nome da pessoa é algo muito importante, o próprio Deus mudou o nome de Abrão - pai da exaltação, para Abraão - pai de multidão. Deus trocou o nome de Sarai, “contenciosa” para Sara “princesa. O nome de JACÓ também foi mudado, JACÓ que quer dizer, enganador, traiçoeiro, suplantador, e depois foi chamado pelo próprio DEUS, de Israel, que quer dizer Principe de Deus. Saiba que em sua luta, você será vencedor se tiver MANASSES, ASER, ZEBULOM e NAFTALI como estratégia de Deus para a conquista.

Que Deus te abençoe!

sds, 

Pr. Jonata Costa Dutra