BASEADO EM JOÃO 19:38-42.
Quero nestes poucos minutos falar sobre algo que me impactou!
Ao ler o capítulo19 do evangelho de João, eu comecei a pensar sobre o que descreve este apóstolo nos versos 38 à 42...
Ao ler o capítulo19 do evangelho de João, eu comecei a pensar sobre o que descreve este apóstolo nos versos 38 à 42...
A lembrança de João sobre o momento após a morte do Senhor Jesus me emocionou muito! Ele diz com clareza o que aconteceu. É como se estivesse gravado na sua memória aquele doloroso dia.
Em suas palavras, João descreve aquele momento como alguém descrevendo a cena de um acidente de carro onde a vítima era um parente que fatalmente faleceu, onde a testemunha começa a dizer como estava o carro, o estado do corpo, os detalhes do local, se o dia era de chuva ou de sol, em qual cemitério foi realizado o seputamento, e etc...
Em suas palavras, João descreve aquele momento como alguém descrevendo a cena de um acidente de carro onde a vítima era um parente que fatalmente faleceu, onde a testemunha começa a dizer como estava o carro, o estado do corpo, os detalhes do local, se o dia era de chuva ou de sol, em qual cemitério foi realizado o seputamento, e etc...
As lembranças de um dia ruim podem sempre vir a nós! O dia de uma despedida; um telefonema de um policial para dar uma notícia ruim; um amigo que partiu para longe; o ultimo adeus para a pessoa amada! Tudo isso são lembranças de um dia ruim! O dia em que tudo deu errado! Onde o inesperado aconteceu... E ninguém está livre desses momentos! Aqui, João descreve bem esse dia. E não era para menos! Três anos antes de Jesus morrer, João ouviu a sua vóz dizendo SEGUE-ME! E João virou as costas para a sua carreira de trabalho, deixou tudo o que tinha e seguiu a Jesus... Ele foi discipulado por Jesus durante 3 longos anos. E ali naquela cruz estava seu discipulador, seu amigo, seu companheiro. EU não consigo imaginar se na vida de João poderia haver uma tragédia maior do que aquela que estava diante dos seus olhos. Por isso ele descreve com tanta clareza que Nicodemos levou cerca de 34 quilos de mirra e aloés, e essa quantidade de especiarias corresponde a quantidade que era usada apenas para ungir o corpo de um legítimo rei. Interessante, não é? Então João comenta sobre o tecido que foi usado para esta ocasião, era um pano de linho e neste pano estava envolvida essas especiarias. Isto era para ele a imagem da tragédia que ocorreu naquele dia. Quem sabe se naquele momento João não estivesse se lembrando de que no início daquela mesma semana eles estavam alegres e desfrutando do desfile de Jesus em sua entrada triunfal em Jerusalém.
Mais foi de repente, com muita rapidez, que tudo tinha mudado. Onde era festa, estavam pessoas que choravam, na mesma cidade onde estavam chamando Jesus de rei, pediram a morte de Jesus e até de seus discípulos, e ele estava se recordando de que seu amigo, naquele momento estava envolvido em panos, e selado, atrás de uma pedra... Jesus estava morto. O corpo de seu mestre estava sem vida, e ja havia sido seputado... Os discipulos haviam se silenciado, e quem sabe o que sentiam naqueles dias! Suponho que eles não tinham nem disposição para sair de casa, porque de certa forma suas vidas estavam acabadas.
A minha pergunta é: O que você faria se estivesse na mesma condição de João? (REFLITA)
Mais João entra o capítulo 20 descrevendo sua alegria por Jesus ter ressussitado dos mortos. JOÃO 20:9 está o relato que João escreveu: "Porque ainda não entendiam a Escritura, que era necessário para que Ele ressurgisse dos mortos."
Foi com estas palavras que João expressou a sua alegria! Aqueles momentos de silêncio tinham acabado. Ao ir ao sepucro, João viu os panos de linho que estavam enrolados no corpo de Jesus, ele viu o lenço que estava sobre a cabeça do seu mestre, mais não encontraram o corpo... Interessante a assistência que estas palavras dão para aqueles que querem afirmar que o corpo de Jesus havia sido roubado, porque se alguém tivesse que levar o corpo, certamente os panos de linho e o lenço iria junto, mais no capítulo 20 verso 7 diz que os panos estavam enrolados num lugar à parte. Por isso João e outros discípulos descartaram a hipotese de alguém ter roubado o corpo. É por isso que o verso 8 diz que eles viram e creram...
Essas lembranças são dolorosas mais sãos as lembranças registradas para descrever o amor que DEUS tem por mim e por você! Este episódio se tornou um simbolo de vitória para o cristianismo... E até hoje é pregado sobre a morte e a ressurreição de Cristo para dizer a você que DEUS deseja te salvar, e que Ele pode mudar a sua vida!
Por isso eu espero que você não demore para aceitar a Jesus a para serví-lo de coração!
Que Deus te abençoe!
Em CRISTO,
Pr. Jonata Costa Dutra