quarta-feira, 2 de setembro de 2020

A PANDEMIA E O VERDADEIRO GRUPO DE RISCO

 

BASE: "Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra"  (Colossenses 3.2)


Desde que se iniciou a pandemia de covid-19, se ouve falar sobre grupos de risco...

Em todo momento a mídia anuncia sobre pessoas que fazem parte do grupo de risco!


Eu também preciso falar algo importante sobre GRUPOS DE RISCO...


1) Há muitas coisas tomando o lugar do culto familiar, da leitura da Bíblia, da prática da oração, da assistência aos cultos, do trabalho missionário. Eu não sei quais são as suas prioridades, mais por alguma razão algumas pessoas tem deixado outras coisas tomarem o lugar que pertence a Deus... Então, reveja as suas prioridades.


Você já pensou em quais são as consequências de se afastar de Deus?

Eu gostaria de pensar hoje sobre grandes problemas que podem chegar a você nesta pandemia se não tiver cuidado.


Estou falando das pessoas que estão usando a desculpa do isolamento para se manterem ausentes de cultos, penso que assim como uma brasa fora do braseiro, ela esfria e apaga, um crente que se distancia da igreja acaba se esfriando!


Por isso, quem faz parte do grupo de risco?


2) Os que se privam da convivência com a igreja local - Hebreus 10:25 - Não deixando nossa mútua congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.


A) Ausência em cultos por motivos irrelevantes.


B) Oração e leitura da palavra já não são práticas costumeiras.


C) Os que deixam o desânimo espiritual tomar conta de sua vida.


D) Os que deixam velhos hábitos pecaminosos voltarem a fazer parte de sua vida.


Fique atento!


No grupo de risco também podemos apontar aquelas pessoas que se afastam da casa do pai...


Lembra do Filho pródigo? Ele é um bom exemplo de pessoas que vivem longe do Pai, onde a sensação de bem-estar é temporária...


Ainda sobre o GRUPO DE RISCO!


3) A Palavra de Deus nos diz: “Nunca lhes falte o zelo; sede fervorosos de espírito, servido ao Senhor” (Rm 12.11)


O esfriamento espiritual pode ser traduzido como a perda da paixão pelo Evangelho, perda do primeiro amor e distanciamento de nosso Senhor Jesus Cristo.


A frieza espiritual é, sem dúvida, uma das piores coisas na vida do crente, pois perde-se totalmente a vontade de orar, ler a Bíblia, cantar louvores, glorificar a Jesus Cristo… sem contar que outras coisas vão acontecendo sorrateiramente e ocupando o lugar de Deus. Como diz a famosa expressão de que “não tem nada a ver”. Na verdade, ninguém se esfria na fé da noite para o dia; é um processo longo que aponta para um desleixo diário, que pode ser visto no abandono gradativo da Bíblia e da oração.

Crentes frios na fé encaram o pecado como algo natural e não experimentam mais o arrependimento, pois não têm mais a disposição de buscar a Deus com lágrimas e nem mesmo choram pelos seus pecados; Na verdade, estão bem mais envolvidos com este mundo e sua glória do que com a presença e a glória de Jesus Cristo, o Senhor.


2 Crônicas 15:1-5 diz: ''Então veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede. E saiu ao encontro de Asa, e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará. E Israel esteve por muitos dias sem o verdadeiro Deus, e sem sacerdote que o ensinasse, e sem lei. Mas quando na sua angústia voltaram para o SENHOR Deus de Israel, e o buscaram, o acharam. E naqueles tempos não havia paz, nem para o que saía, nem para o que entrava, mas muitas perturbações sobre todos os habitantes daquelas terras''.


Conclusão: No verdadeiro grupo de risco estão as pessoas que se distanciam do altar de Deus.


Quando estamos distantes do Senhor e da sua obra, somos atacados por três inimigos mortais da alma: O mundo, a carne e o diabo. Esses três são unidos para distanciar pessoas dos caminhos do Senhor, o que infelizmente tem conseguido, pois muitos tem deixado o primeiro amor por uma falsa imagem de cristianismo, um fantasia.