domingo, 6 de novembro de 2011

VÓS SOIS O SAL DA TERRA E NÃO A ESTÁTUA DE SAL DA TERRA!!

Somos sal, mas não estátuas.

“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens”.
Mateus 5:13

Um dia, Jesus chamou os seus discípulos e lhes deu um “título”: O Sal da Terra. Ele poderia chamá-los e dizer: – Vocês são pastores da terra. Ou então, mestres da terra, apóstolos, etc. Mas não, Jesus disse: Vós sois o sal da terra.
            Com isso, Jesus está dando muito mais do que uma característica, ele está dando uma capacitação para se fazer a diferença. O desejo de Jesus nunca foi que seus discípulos fossem diferentes, mas sim que fizessem a diferença. Nós podemos ser diferentes sem fazer a diferença, mas quem faz a diferença acaba sendo diferente.
            Tem muita gente que quer ser diferente... aí pinta o cabelo de laranjado, ou da azul... Outros usam alargadores nas orelhas, e etc. Mais se você não quer ser rotineiro, quer ser diferente, quer fazer a diferença... Jesus mostra como fazer isso!
            Houve um homem chamado Flávio Magno Aurélio Cassiodoro Senador. Ele era um estadista romano e escritor, e ainda era conselheiro de um rei! Achei interessante uma frase que ele disse em sua época: Ele falou que algumas pessoas não precisam de ouro para viver, mais qual é o homem que não precisa de sal??!   Olha só que observação interessante que ele deixou em vida! Veja o que este homem viu. O sal é um elemento de grande utilidade em nossas vidas.
            O ser humano não nasce para viver apenas para si próprio, mas também para os outros. E ser sal é a proposta de Jesus para que a gente possa viver bem e ao mesmo tempo viver uma vida que abençoa outros!             O sal é excelente para conservar: E diante disso, vejo que ser cristão é mostrar ao mundo a diferença de quem tem Jesus na vida! Imagine o mundo sem os cristãos... imagine o mundo sem a igreja... Que horror, seria esta situação você não acha?
            O sal muda o sabor: você já comeu um pedaço de galinha sem sal? Um dia, eu tive a infelicidade de esquecer de temperar a carne de frango, e acabei fritando a carne sem um pouquinho de sal! Nossa, mais que desagradável!!! O sal é importante porque muda o sabor... Se você é cristão e onde você está não tem mudança nenhuma, tá na hora de rever o que está se passando com você...
            O sal dá sêde! A água da vida é JESUS, mais você deve levar as pessoas a sentir sede de Deus!
Outro dia alguém disse que não ia pra igreja porque lá tem um crente assim, assim, e assado! Ou seja, as pessoas estão se afastando da igreja porque o evangelho está sendo mal representado por alguns crentes! Era para ser o contrário, as pessoas tinham que desejar ir para igreja porque lá tem pessoas que tiveram a vida transformada!
            O sal muda a textura: Pegue um copo com água, ponha uma pedra de gelo, pegue um pedaço de linha, encoste no gelo e jogue uma pitada de sal em cima! O que acontece? O sal causa uma reação no gelo, que fara com que ele grude na linha, e sem precisar de nó nem nada, você conseguirá levantar a pedra de gelo de dentro do copo, e sem por a mão... Isso é o que posso usar para dizer a você, crente, sal da terra... mude a textura, onde você tem contato precisa ter uma reação! Você é um agente importante para causar mudanças nos outros!
            O sal é humilde! Digo no sentido de que ele é o elemento mais simples de uma sexta básica, mais a carne, o arroz, o feijão, e etc... ficará sem graça se o sal não estiver presente! Não pode faltar o sal!
            Na bíblia uma pessoas (MULHER DE LÓ) foi transformada em uma estátua de sal. Os cristãos precisam entender que somos sal, e não uma estátua de sal! Jesus não te trasnformou para ficar aí parado enquanto o mundo está perecendo... estatua de sal é resultade de desobediência, e ser sal é resultado do seu chamado! Não confunda as coisas, Deus quer te usas para uma grande obra!

Você é sal, mas não estátua.

Se Você perdeu a sua propriedade de sal, e por algum motivo ficou amargo e não produz frutos, Deus tem uma palavra pra você: Deus está fazendo algo novo. Ele está restaurando a qualidade do sal sobre a sua vida, a fim de curar, libertar da amargura e fazer com que você produza muitos filhos e frutos que permaneçam. Hoje, você tem essa unção de Deus para ser sal da terra, a fim de dar sabor e provocar sede nas pessoas. A igreja é como se fosse um grande saleiro nas mãos do Pai. E Ele deseja derramar o seu sal, que somos nós, pelos bairros e nações. 

Em CRISTO, 

Pr. JONATA COSTA DUTRA

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

VISTA CANSADA



Recebi uma apresentação do texto “Vista Cansada” de Otto Lara Resende, onde ele discorre sobre a banalização do nosso olhar.  
De fato temos a vista cansada.
Por ver todos os dias, nossos olhos se acostumam, então eles olham, mas não veem. Pensamos que vemos, mas não vemos. A familiarização torna nossos olhos opacos. Olhar uma cena que contemplamos todos os dias é como olhar para o vazio.
Creio que isso se deve a nosso prejulgamento. Noto isso na leitura. Algumas pessoas leem errado, não porque não saibam identificar os símbolos, mas por pressuporem o que está escrito. Antes de ler de modo completo a palavra ou frase, elas recitam o que pensam que leram, e não o que de fato está escrito. 
Fazemos isso também no ouvir. Alguém fala alguma coisa, prestamos atenção apenas nas primeiras palavras, e deduzimos o restante. Quanto problema de comunicação isso acarreta! É como se disséssemos "já sei o que você vai dizer", e desligássemos para o que a pessoa de fato diz.
O mesmo ocorre quanto aos olhos. Falamos para nós mesmos "isso eu já estou cansado de ver", e mudamos o olhar para outras coisas. Pensamos que vemos, mas não vemos.
Estes pré-juízos são causados por nosso orgulho. E como somos prejudicados por isso. Perdemos muita beleza do dia a dia. Não percebemos nossos filhos crescerem, as estações mudarem, etc.
Reclamamos que nada acontece de novo, que a vida é a mesma rotina. Isto porque não vemos o que está acontecendo ao nosso redor. Quantas maravilhas! Mas estamos acostumados com a mesmice do nosso olhar, não da vida.
As oportunidades surgem, mas não vemos. As pessoas nos amam, mas não vemos. Deus se apresenta, mas não vemos.  
Isto aconteceu com os contemporâneos da época de Jesus. Por não serem cegos, estarem acostumados a ver, não viram o Filho de Deus em Jesus. Não viram a chegada do Messias. Eles só viram mais um mestre, mais um rabi, ou mesmo mais um profeta, ou até mesmo, mais um operador de milagres, isto é, pensaram que viram aquilo que já estavam acostumados a ver, o que já fazia parte de sua visão opaca e cansada (João 9.39; Lucas 8.10).
Isto também acontece com nossa leitura da Palavra de Deus, de tão acostumados com ela, não vemos o que ela nos diz. Perdemos a noção de que, quando lemos a Bíblia, Deus está falando conosco. Ouvimos, mas não entendemos. Vemos, mas não percebemos.  
Podemos terminar a vida com olhos vazios. Mesmo com olhos, somos como cegos no mundo. Só a Luz do Mundo, Jesus, pode nos curar deste olhar cego, que vê, mas não enxerga (Jo 8.12; 9.39). Só assim, vamos enxergar as maravilhas que Deus tem preparado para nós (1 Co 2.9).
Precisamos clamar: “TIRA A VENDA DOS MEUS OLHOS PARA QUE EU POSSA
CONTEMPLAR AS MARAVILHAS DAS TUAS INSTRUÇÕES”, como no Salmo 119.18.


LINK da FONTE:  http://pastoralmir.blogspot.com/

sábado, 17 de setembro de 2011

A Paz de Espírito nos tempos difíceis

BASE: JOÃO 14:27
Olá caro leitor!
Na Bíblia encontramos uma revelação de Deus para os dias atribulados em que vivemos!

Cristo compartilhou essas palavras com os discípulos na véspera da Sua crucificação. Elas tiveram o objetivo de confortá-los e lhes dar segurança na que viria a ser a hora mais negra de sua fé. Desde aquela época, cristãos ao longo das eras ganharam conforto destas palavras de Jesus aqui, sustentando-os através de suas lutas mais difíceis. hoje, muitos cristãos certamente estão com seus corações pertubados, e com medo! Muitos crentes estão secretamente contaminados por pânico, agitação, e noites sem dormir.
Mais Jesus deixou bem certo de que Ele nos deixaria a sua paz, e muitos cristãos estão incapazes de encontrar a paz de espírito, porque muitos pensam que a paz vem e vai e por isso estão preocupados, inquietos, abatidos pelo estresse. A primeira razão pela qual o Senhor Jesus morreu e ressuciou é o fato de que Ele deseja nos ver serví-lo sem medo, em santidade e justiça, em sua presença, com paz e em verdade todos os dias da nossa vida.
parece impossível quando enfrentamos desastres, aflições, dores horríveis, e também em nossos períodos de sofrimento, provas e incertezas. Em tempos como esses nos sentimos esmagados e o medo prende nossos corações. Como podemos ficar em paz quando tudo parece fora de controle?
É preciso acreditar que
Jesus guiaria todos nós no caminho da paz! Essa é a Sua promessa, mas para alguns o caminho parece exatamente o contrário.
Porém sabemos que o plano de Deus é nos dar a sua paz!

As escrituras chamam Jesus de Príncipe da Paz ( ).
Jesus mesmo disse, “tenhais a paz em mim”
(João 16:33)
Quando Paulo descreve o caminho aceitável pelo qual devemos servir ao Senhor, é incluído nele a paz de Deus: “O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo. Quem deste modo serve a Cristo, agrada a Deus e goza de estima dos homens. Portanto, apliquemo-nos ao que contribui para a paz e para a mútua edificação” (Romanos 14:17-19
Nesse mundo enfrentaremos tribulações, perseguições, lutas árduas, “por fora combates, e por dentro os temores”
“O próprio Senhor da paz vos dê paz sempre e de toda maneira. O Senhor seja com todos vós”
(2 Tessalonicenses 3:16).
“Não andeis ansiosos por coisa alguma, antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”
(Filipenses 4:6-7).
ISAÍAS 9:6 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”

As pessoas ímpias estão muito iludidas nesta terra, porque que clamam por paz fora de Jesus. A “paz” delas baseia-se em um falso senso de segurança. Mais qualquer senso de paz que eles podem obter é dissipado após um dia ou dois, à medida que as pressões do mundo voltam invadindo tudo.
Mais em Jesus, temos a paz!
Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5:1).
Justificação acarreta dois princípios. Primeiro, diz que
meus pecados foram apagados. Fui absolvido de toda iniquidade pelo sangue de Jesus Cristo. Aqueles pecados não são mais imputados a mim porque quando Cristo foi à cruz Ele pagou por todos eles.
Segundo esta paz só vem com Deus... Porque sua paz não pode ser proveniente daquilo que você faz ou de como você se sente.


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

TRÊS MOTIVOS QUE LEVA UMA PESSOA A DESISTIR

Texto Básico: Números 13:31 “Porém os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos atacar aquele povo: é mais forte do que nós”.
Introdução
Alguma vez você já pensou em desistir de alguma coisa? Você lembra quais foram os motivos que te levaram a isto? Pois bem, nesta mensagem eu quero falar sobre três motivos que levam uma pessoa a desistir.
Primeiro Motivo
QUANDO PENSAMOS, QUE DEUS NÃO NOS OUVE MAIS
Quando achamos que Deus não nos ouve, porque os dias vão se passando e percebemos que nada está acontecendo, você ora, você clama, você roga e suplica pelas misericórdias do Senhor, mais nada acontece, da vontade de parar, você pode até ficar desanimado, porque você está se esforçando, está buscando e parece que Deus não está te ouvindo, e aos poucos você está sendo consumido, as suas força estão minguando e desaparecendo. Aí o inimigo aproveita está situação este momento em que você está mais vulnerável, mais sensível e lança as suas setas diabólicas para tentar te ferir e colocar na sua mente em seus pensamentos que realmente Deus não está nem aí para os seus problemas, está vendo como Deus te ama? Se ele te amasse certamente responderia a sua oração. Quanto tempo faz que você serve a este teu Deus? Neste tempo todo ele não têm tempo para você? Então muitos chegam a uma conclusão que isto é verdade e acabam cedendo e desistem dos seus objetivos, dos seus alvos, dos seus sonhos achando que verdadeiramente Deus não está nem aí para os seus problemas e para a sua vida. No livro de Juizes no capítulo de número seis, a nação de Israel estava nesta situação, achavam que Deus havia lhes abandonado, porque tudo que eles plantavam, e semeavam em suas terra, vinha os midianitas e devastavam com as suas plantações, com os seus rebanhos e com o produto da sua terra. Assim Israel se enfraqueceu com a presença dos midianitas. Agora, uma coisa que me chamou a atenção é que foi o próprio Senhor Deus que deixou que os inimigos sobressaíssem sobre o seu povo. Será que Deus não estava se importando com o seu povo? Mais isto não foi motivo para o povo desistir, Anos após anos, eles continuaram clamando a Deus, os tempos foram passando e nada de Deus responder. O Senhor trabalha de formas que muita vezes não entendemos e nem compreendemos, mais são meios eficazes que ele usa para garantir a vitória para o seu povo. O povo de Deus não desistiu, a nação de Israel continuou clamando e buscando em Deus o recurso e o livramento para que o Senhor pudesse lhes dar a vitória sobre os midianitas. Vários anos haviam se passados, e o povo de Deus, permaneceram firmes e confiando e não se deram por vencidos e continuaram clamado a Deus, crendo que um dia Deus haveria de responder ao seu clamor. Um certo, dia estava Gideão malhando o trigo, quando o Senhor falou com ele: ( Jz 6:12,14)Gideão o Senhor é contigo, homem valente. Vai nesta tua força e livra Israel das mãos dos midianitas. Você é um escolhido de Deus, e através de você, grandes vitórias virão, porque o Senhor te ungiu, e colocou sobre a sua vida a unção que faz a diferença. Ainda que os tempos estão fechados, e as nuvens negras têm te cercado, e os ventos estão soprando fortes, e as ondas de problemas, de angústias e de adversidade querem te destruir neste mar da vida. Deus está te levantando como instrumento de valor, de fé, de coragem de ousadia e ele te escolheu por que você é valente, vai nesta tua força, não desista, achando que Deus não está te ouvindo, ou que ele não está nem aí para a sua vida. Deus tanto está preocupado com você, com a sua vitória, com o seu bem estar, que ele enviou o seu filho, Jesus para morrer em uma cruz pelos nos pecados e através deste sacrifício de amor, hoje você é uma pessoa livre. Não se preocupe a vitória é sua em nome de Jesus. Espere e aguarde o mover Deus sobre a sua vida.
Segundo Motivo
QUANDO PENSAMOS, QUE NÃO TEMOS FORÇAS DIANTE DO INIMIGO
( Ism. 17 ) Golias, era um guerreiro forte, valente, corajoso que dificilmente perderia uma batalha. Devido a sua estatura, ele era considerado um gigante, com os seus quase três metros de altura. Este guerreiro um dia foi se meter com um povo que servia a um Deus poderoso, ao Senhor da guerra. Golias, durante 40 dias, pela manhã e à tarde se apresentava para desafiar, intimidar e provocar o exército do rei Saul. Golias confiava em seu próprio poder. Então este guerreiro toma uma decisão e desafia o exército do rei Saul, ele disse: “Escolha um homem do seu exército para lutar comigo, só eu e ele”. Quando todos os homens de guerra do exército de Israel ouviram as palavras que saíram da boca deste guerreiro matador, ficaram apavorados, com muito medo. Mesmo diante da oferta que o rei ofereceu para o homem que lutasse com Golias e o matasse, o rei daria a sua filho em casamento, e ainda o cumularia de bens e grandes riquezas e ausentaria a caso do pai de impostos. Nenhum do soldados de Israel se voluntário para lutar contra Golias. Mais ao contrário, quando Golias se apresentava todos os dias pela manhã e à tarde e desafiava o exército de Israel, todas corriam com medo e não enfrentavam o temido Golias. Quando pensamos que não temos forças diante do inimigo é natural que uma pessoa venha a ter medo. O medo nos leva a uma situação de derrota, pois quando temos medo automaticamente não encaramos o problema de frente, Satanás, ele fará de tudo para te isolar, para deixar você acuado e é assim que o inimigo que tiver, acuado e com medo. O profeta Elias era um grande profeta de Deus, também teve medo, e diante a fúria de uma mulher, fugiu e foi se esconder dentro de uma caverna. Deus manda eu te dizer: “Que ele não que tiver escondido dentro da caverna, pois lá não é o seu lugar, saia desta caverna”. Quando o tempo se fechar, e as lutas te cercarem, a tendência é você se afastar da situação, se isolar e fugir. O Senhor fala com você, que ele não te criou para você se esconder e nem fugir. Mais o Senhor quer, que você tome uma posição, e a posição é para você confiar na força do seu poder. Assim como Davi confiou inteiramente no Senhor. Davi ao ver as afrontas que Golias estavam destilando contra o povo de Deus, ele não aceito. Davi se colocou na posição de um verdadeiro servo e confiou e creu no Deus que ele conhecia. Davi não baixou a cabeça, Davi não recuou diante dos insultos e das provocações daquele guerreiro valente e temido por todos. Mais Davi, ele se colocou na posição e enfrentou o problema, enfrentou a dificuldade, enfrentou o medo, e mesmo sabendo que ele não teria nenhuma chance diante daquele terrível e assustador guerreiro, pois a sua força não daria nem para o começo e Golias não teria nenhuma dificuldade para vencer a peleja. Mais Davi não confio na sua força, pois a sua força não seria nada. Mais ele confiou na força do Senhor, pois diante de situações adversar, que são impossíveis para nós, nesta hora entra em cena o Senhor dos exércitos. Por isso Davi disse: “Eu vou contra ti, em nome do Senhor dos exército”. Meu (minha) irmão(a) e a todos os leitores desta mensagem. “Se te mostrares frouxo diante do inimigo, sua força será pequena”. Mais se você encarar o problema e não fugir da situação, e colocar a sua confiança no Senhor, é ele quem vai pelejar por você e o Senhor te fará uma vencedor, e este problema, está dificuldades, e as lutas, não serão motivos para impedir a sua vitória, por isso nesta hora, receba a autoridade e a unção do Senhor que te fará ser uma vencedor diante do inimigo. O Senhor está te capacitando para você ser um soldado e um guerreiro valente. E diante das dificuldades que o inimigo venha colocar em seu caminho, nenhuma se quer prevalecerá, porque o Senhor é contigo.
Terceiro Motivo
QUANDO PESAMOS, QUE NÃO EXISTE MAIS SAÍDA
Quando o Senhor libertou o seu povo da escravidão do Egito, Deus conduziu e guiou toda nação para um beco sem saída. Lá estava a nação de Israel diante de um obstáculo enorme. E agora o que fazer? Na frente estava o mar vermelho, e ao seu lado montanhas enormes, e atrás estava o exército do rei Faraó. Não tinha para onde o povo fugir, se eles tentasse escalar as montanhas, certamente os homens de guerras do exército do rei Faraó, alcançaria e destruiria com todo o povo de Deus. Neste momento o povo temeu, tiram medo, ficaram apavorados. Quando eles perceberam que não conseguiriam escapar, todo o povo começaram a clamar, entraram em pânico, e desejaram voltara e continuar servindo ao rei do Egito. Eles não confiaram e nem creram que Deus poderia livra-los daquela situação. Se você está diante de uma situação que não tem mais saída, você olha e não consegue enxergar uma solução. Não importa como está a sua vida. Se você está diante de um problema financeiro, de um problema de enfermidade e até mesmos já foi desenganado pela medicina, se o seu problema é espiritual ou de ordem emocional ou sentimental, não desista, mais enfrenta as dificuldades e creia, tudo é possível ao Deus que você serve. Deus falou para Moisés, o que tens nas mãos Moisés? Estenda a sua mão sobre o mar de divide-o ao meio e diga para o meu povo marchar. A ordem que Deus te dá, é para você marchar, o que você têm nas mãos? Você têm a chave da vitória, você têm a unção de Deus em sua vida, então você pode, você vai conseguir, porque o Senhor Jesus, te dará vitória, e você vai clamar sobre este mar, e o mar vai se abrir, este mar de problemas, este mar financeiro, este mar emocional, este mar sentimental, este mar espiritual vai se abrir diante da autoridade do nome de Jesus, clame por ele, chame por ele, não desista diante do beco sem saída, portas vão se abrir diante de você e você vai contemplar o anjo da vitória, Deus é contigo.
Conclusão 
Acabamos de ver através desta mensagem três motivos que levam uma pessoa a desistir. E os motivos são: Quando pensamos que Deus não está mais ouvindo o nosso clamar, quando pensamos que não temos forças diante do inimigo, quando pesam que não existe mais saídas. Eu quero te dizer: “Deus está com você, não se preocupe, entrega os seus caminhos ao Senhor e descansa nele, pois tudo ele fará por você”. Acredite, Deus te ouvi sim, ele te fortalecerá para você vencer o inimigo, ele fala com você que sempre haverá uma saída, porque ele é o teu Deus.

EM CRISTO, 

Pr. Jonata Costa  Dutra

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

HAVERÁ FÉ NA TERRA? (Lucas 18:8)


Em Lucas 18:8 está escrito: "por ventura quando vier o filho do homem, haverá fé na terra?".
Este pequeno versículo da bíblia me chamou muita atenção estes dias!
Nunca vi em todo a minha vida, tanta hipocrisia dentro de uma igreja como está acontecendo nos tempos atuais, estamos diante de uma geração sem fé, sem experiência com Deus, sem amor p
elas almas e sem testemunho! Entre os religiosos, vemos as decepções, acusações, desprezos, mal-entendidos, pisões, cotoveladas e muita politicagem... Muitos cristãos estão escandalizados com o comportamento vergonhoso, adúltero, avarento, ganancioso, presunçoso, exibicionista de muitos líderes cristãos da igreja protestante. Mais para mim, isso reflete claramente o pecado reinando dentro da igreja! Isso é um disparate!!!
Mais a palavra do Senhor diz: “E por se multiplicar a iniqüidade o amor de muitos esfriará!” (MATEUS 24:12). Nós estamos vivendo o cumprimento do que Jesus Cristo falou há mais de dois mil anos atrás, pois vemos em nossa sociedade o aumento da iniquidade.
O mundo esta se projetando para o cumprimento da profecia apocalíptica, que diz que a igreja será arrebatada da terra!
E o que eu posso dizer diante das guerras, dos conflitos familiares, da violência e da corrupção que diariamente enxergamos? Pode parecer loucura, mas a melhor coisa que você pode fazer para mudar o mundo é conhecer a Palavra do Senhor para que ela mude o seu interior.
A fé é um dos maiores pilares para suportamos um dia de provação... Imagine se a perdermos?
E tenho o costume de dizer que você pode perder sua casa, que as coisas irão bem; você pode perder amigos, mais mesmo assim, ainda te resta esperanças; você pode perder sua família, mais se tiver fé em Deus, você saberá que irá vencer... Mais se perder a fé, você não tem mais nada!!!
Contudo, a palavra tem ainda o poder de manter o homem purificado da “poeira do caminho”, que é representada por todo tipo de tristeza, luta, dúvida, tentações, ansiedade, medo e decepções que acometem aos que querem exercitar a sua fé, neste mundo sujo...
Os dias vividos atualmente são maus, e somente as pessoas que têm fundamento na rocha que é Cristo e, igualmente, na Palavra, irão subsistir para o dia da vinda do Messias.
Que saber se haverá fé na terra quando Cristo voltar?
Me responde você mesmo... Você está fazendo algum esforço para que sua fé seja inabalável e fortalecida?
Pense nisso!

Em Cristo,




Pr. Jonata Costa Dutra.

LÂMPADAS ACESAS


BASE: EXODO 27:20
Quantas pessoas você conhece, que ainda esta nas trevas? Quantas pessoas você conhece que estão ainda andando em densas trevas do pecado, da escravidão dos vícios, das drogas, do alcolismo, da idolatria, da religiosidade? Quantas pessoas você conhece que ainda permanece sobre o jugo do pecado? Quantos jovens, adolescentes, estão destruindo suas vidas com drogas e prostituição?...quantos lares estão se destruindo pela escravidão, pela maledicência, falta de respeito mutuo, egoismo, pela falta de afeição ao próximo e ao cônjuge? Quantos relacionamentos estão sendo destruídos por falta de perdão e amor?1. O QUE FAZER? Resposta: Deixe brilhar a sua luz. I Tessalonicenses 5:19.
Jesus disse que nós somos uma luz neste mundo de trevas (
Mateus 5:14-16).
2. O QUE MANTEM VOCÊ ACESO? "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." SI 119.105. A palavra de Deus te ilumina e mantém você acesso em todo momento.
3. AS TREVAS TRAZ A CONDENAÇÃO E A LUZ SALVAÇÃO. (João 3:19-21) – Muitas pessoas não querem sair das trevas porque amam o pecado, e rejeitam a luz de Deus. Os homens pecadores amam os seus pecados. Mais se você quer ser abençoado por Deus, venha para a luz.
4. O QUE FAZER PARA VIR PARA A LUZ? Praticar a verdade (João 3:21)
João 8:12 (LER) – Seguir a Jesus tira você das trevas.
5. DEUS NÃO TE CHAMOU PARA ANDAR EM TREVAS (LER COLOSSENSES 1:12-14) – O homem foi chamado das trevas para a luz, se suas lâmpadas estiverem acesas, é um sinal de que você está apto para ir para o céu.
6. AS LAMPADAS DAS DEZ VIRGENS:
(Mateus 25:1-13) – Se você quer ter suas lâmpadas (VIDA) acessas veja o que diz Mateus 25:10. O azeite que mantém a lâmpada acesa tem que ser comprado, isso significa que você terá que pagar um preço para que sua lâmpada brilhe cada dia mais.
CONCLUSÃO:

Não deixe sua lampada se apagar, Jesus (o noivo) poderá chegar quando suas lâmpadas estiverem apagadas. O preço para manter sua luz acesa é: Oração, Leitura da Palavra de Deus e Consagração.


Em Cristo,


Pr. Jonata Costa Dutra

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Leia com atenção

Você já reparou como facilmente nos apegamos a uma pessoa... a uma amizade ou a um amor?
Pois é... isso é resultado da vida que levamos... Quero postar hoje algo que entendo ser de extrema importância para nossa vida! Me refiro a um pensamento que devemos cultivar com as pessoas que amamos.
O que você irá ler a seguir, é algo muito sério... Preste muita atenção!
Houve um tempo em minha vida que eu pensava que as amizades continuariam para sempre... Mais hoje percebo que um dia todos nós iremos nos separar. É que a morte é muito cruel, e não há como fugir dela! Esse problema é o que todos iremos enfrentar um dia. Mais aí sentiremos saudades de todas as conversas que um dia tivemos juntos, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos...E porque não dizer dos e-mails trocados! Poderá surgir saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido, dos cultos que fizemos ao nosso Deus, onde cantávamos um do lado do outro!

Hoje, mais do que nunca eu sinto que isso trará marcas profundas. Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe... ou partiremos dessa vida, deixando um rastro de dor e de saudade!

Daí a gente pensa em telefonar... conversar algumas bobagens, mais do outro lado da vida não tem telefone. Aí os dias vão passar... meses... anos... até que saberemos que tudo que vivemos tornou-se uma coisa muito rara. Vamos nos perder no tempo... O tempo vai passar,
e talvêz um dia alguém de nossa família irá ver nossas fotografias e perguntar: Quem são aquelas pessoas? Diremos que eram nossos amigos. E... isso vai doer tanto!!! Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores anos de minha vida!
A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente...
Se estivermos vivos ou quem sabe separado por alguma briga, sentiremos vontade de ligar um para o outro para conversarmos novamente. Isso será cada vez mais doloroso quando vemos que o nosso grupo está incompleto... nos reuniremos para um último adeus de um amigo. E entre lágrima nos abraçaremos... 

Agora, meu presado leitor, reflita um pouco e veja se vale a pena estarmos discutindo com as pessoas que amamos... o tempo passa muito rápido, e poderemos nunca mais vê-los, e só sentiremos saudade de tudo que vivemos um dia!!!

Aproveite essa oportunidade para ligar para aquela pessoa que você está sentindo saudade, que está sempre te ajudando, e diga para essa pessoa o quanto sua amizade e seu companherismo é importante!!
 
 
Pense bem e com carinho em tudo que escrevi aqui.
E quero te deixar um conselho... Desta vez como seu grande amigo: Não deixe que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades, nem que suas futuras amizades sejam destruídas...

A gente as vezes pode suportar isso, mais nunca isso irá acontecer sem nos causar dor.
As vezes a gente pode suportar que todos os nosso amores tenham morrido... mais enlouqueceríamos se morressem todos os nossos amigos!!!


Esta postagem, é dedicada aos meus amigos, que me acompanham, que me dão força e que me ajudam na caminhada!
Obrigado por todo amor que recebo de vocês!!



Em Cristo,



Pr. Jonata Costa Dutra

domingo, 7 de agosto de 2011

VOCÊ CORTARIA A CORDA?

Contam que um alpinista, desesperado por conquistar uma altíssima montanha, iniciou sua escalada depois de anos de preparação. Como queria a glória só para ele, resolveu ir sem companheiros.
Durante a subida foi ficando tarde e mais tarde, e ele não havia se preparado para acampar, sendo que decidiu seguir subindo... e por fim ficou escuro.
A noite era muito densa naquele ponto da montanha, e não se podia ver absolutamente nada. Tudo era negro, visibilidade zero, a lua e as estrelas estavam encobertas pelas nuvens.
Ao subir por um caminho estreito, a apenas poucos metros do topo, escorregou e precipitou-se pelos ares, caindo a uma velocidade vertiginosa. O alpinista via apenas velozes manchas escuras passando por ele e sentia a terrível sensação de estar sendo sugado pela gravidade. Continuava caindo... E em seu angustiante momento, passaram por sua mente episódios felizes e outros tristes de sua vida.
Pensava na proximidade da morte, sem solução... De repente, sentiu um fortíssimo solavanco, causado pelo esticar da corda na qual estava amarrado e presa nas estacas cravadas na montanha.
Nesse momento de silêncio e solidão, suspenso no ar, não havia nada que pudesse fazer, e gritou com todas as suas forças.
- Meu DEUS, me ajuda!!!
De repente, uma voz grave e profunda, vinda dos céus lhe respondeu:
- QUE QUERES QUE EU TE FAÇA?
- Salva-me meu DEUS!
- REALMENTE CRÊS QUE EU POSSO SALVÁ-LO?
- Com toda certeza SENHOR!
- ENTÃO CORTA A CORDA NA QUAL ESTÁ AMARRADO...
Houve um momento de silêncio, então o homem agarrou-se ainda mais forte na corda.
Conta a equipe de resgate que , no outro dia encontraram um alpinista morto, congelado pelo frio, com as mãos agarradas fortemente a corda...
A APENAS DOIS METROS DO SOLO!

Agora eu te pergunto: 
E você, cortaria a corda?
As vezes precisamos tomar decisões que testam a nossa fé em DEUS. E você? Que está tão agarrado as cordas, te soltarias?
Devemos, diariamente exercitar nossa confiança em DEUS, lembrando-nos sempre que "O SENHOR NOSSO DEUS NOS SEGURA PELA MÃO E NOS DIZ: NÃO TEMAS, EU TE AJUDO" (Is 41.13)

Autor Desconhecido

Postado por: Pr. Jonata Costa Dutra

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

UM NOVO MANDAMENTO

O evangelho de João, no capítulo 13 e versos 33 e 34 diz: “Porque eu vos dei o exemplo, para que como eu vos fiz assim façais vós também. Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”.
Amar as pessoas muitas vezes é uma tarefa difícil! Porque nós temos a tendência de colecionarmos decepções, e isto pode nos levar a um ponto de inércia. Brigamos por questões estranhas, muitas delas sem muito valor... e essas coisas fazem com que o amor não venha a renascer em nosso corações.
O relacionamento com pessoas implica em ter confrontos dolorosos, sem os quais não conseguiríamos crescer. Mais é aí que mora o problema. É muito importante que a gente saia da solidão, mais para isso devemos amar as pessoas com as quais nos relacionamos. Ter respeito e o carinho ao lidar com problemas, e saber que o amor precisa existir mesmo quando nos frustramos com nosso semelhante.
Amar o nosso semelhante é algo que requer disposição. Se você estiver disposto a amar as pessoas, você conseguirá, mais se não for assim, se o indivíduo não tiver disposição ou opinião, então terá problemas de relacionamentos.
As pessoas decidem abandonar suas amizades depois das decepções, porque acham mais fácil deixá-las do que lutar contra a frieza. Quando a gente lê na bíblia que “Deus nos amou de tal maneira” (João 3:16) quer dizer que o amor de Deus é incondicional! Deus não desistiu de mim e de você porque Ele nos ama, e o que prova que amamos os outros é não desistir deles.
Para amar o outro, aprenda a não cultivar mágoas, aprenda a perdoar, aprenda que ninguém é perfeito e devido a isso aceite a imperfeição do outro.
Eu já errei muito em minha vida, e me doeu quando as pessoas me rejeitavam porque eu havia errado, mais isso me serviu de lição, porque a gente tem a mania de ver os erros dos outros e dificuldade de ver os nossos próprios. Pensando nisso, pude ver que aquilo que faziam comigo, eu fazia com os outros. Eu não aceitava que errassem nem que vacilassem comigo. Aprendi a lição, me refiro aquela deixada por Jesus em Mateus 7:1-2 “Não julgueis, para não serdes julgados, pois, com o juízo com que julgardes sereis julgados; e com a medida com que medirdes, também vos medirão a vós”.
Outra coisa, quem ama perdoa! Olha, existem pessoas que realmente são difíceis de amar. Por que tem grande facilidade de nos ofender, não calcular as consequências de suas falas, e então temos que perdoá-las e orar para que algum dia possam ver o que estão fazendo!
Eita mandamento complicado que nosso Senhor nos deixou, espero que eu consiga obedecer. Estou me esforçando para isso, e você?
Reflita e deixa Deus te ensinar...

Em Cristo,


Pr. Jonata Costa Dutra

sexta-feira, 29 de julho de 2011

É DEUS QUEM NOS JUSTIFICA



Olá... A graça e paz de nosso Senhor Jesus Cristo!

Quero compartilhar um assunto que é altamente libertador quando passamos a conhecer.
Esta semana, eu ouvi alguém dizer que não estava conseguindo permanecer na igreja, porque já havia cometido muitos erros grosseiros no passado, e muitos deles, nem ele mesmo se perdoava porque os cometeu!
Baseado em Romanos 8:33-34, eu disse que não podemos estar preso ao nosso passado, senão, não iremos alcançar algo novo de Deus para nossas vidas. O texto citado acima diz: "Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes quem ressuscitou, o qual está a direita de Deus e também intercede por nós".
Sabemos que o nosso passado nos condena, mais o perdão de Deus nos dá a chance de estarmos de pé em Sua presença, aleluia!
A acusação é uma das maiores especialidades do nosso adversário... E toda vez que ele nos acusa, sua intenção é nos impossibilitar de viver o melhor que Deus tem para nós. O nosso passado só pode ns servir de lição e nada mais. Vejo que muitas pessoas não recebem algo novo de Deus porque se prendem ao passado. Uma hora, alguém olha para traz e se lembra o tanto que sua infância era boa, e atualmente não estão passando por bons momentos e por isso se isolam e não conseguem viver o presente, porque vivem amarrados no passado! outra hora tem pessoas que o passado era triste e os levou a andar sofrendo por longos anos, e por isso não conseguem viver o presente!
A verdade curadora, é que DEUS, o ser mais poderoso do universo, nos perdoa quando recebemos Jesus como nosso Senhor e Salvador. E se ele nos perdoa, então você pode sim viver uma nova vida! E ninguém  poderá te impedir de receber as promessas de Deus para sua vida! Se você errou no passado, o que a Bíblia diz? Bom ela diz em 1João 2:1 assim: "filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem, mais se todavia alguém pecar, temos um advogado junto ao pai, Jesus Cristo o Justo".
Se você entender o que está em Romanos 8:33, você saberá que Deus te ama e te perdoa, e ninguém pode atrapalhar você de alcançar esta promessa.
Reflita um minuto só em Romanos 8:33 e depois tire suas conclusões a respeito do que sua mente é capaz de processar!

EM CRISTO, 

Pr. Jonata Cota Dutra

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Um coisa que eu nunca esperava ouvir de um membro da igreja

O salmo 122:1 diz: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.” Eu acho muito interessante o fato de grande parte da Bíblia Sagrada conter canticos, salmos e hinos que na verdade é a expressão do que mais chama a atenção das pessoas num culto... me refiro ao louvor! Quando você perguntar a um membro de igreja o que ele mais gosta no culto, ele talvez irá dizer: A pregação, ou o louvor, ou a escola dominical. Mais nesta postagem eu quero publicar uma coisa que muito me chamou a atenção quando visitava uma família que estava retornando para a igreja. Estas foram as palavras usadas por uma irmã, que é da família, ela dizia: _O que eu mais gosto na igreja Batista do Calvário não é a escola dominical, nem o louvor, mais o que eu mais gosto lá se chama "Culto Administrativo", porque lá todo mundo sabe o que entrou, o que saiu, e para onde foi. (RHAFAELA)
Foi com estas palavras que ela se referiu ao que mais amava na igreja.
Para você entender o porquê desta fala, eu posso te adiantar que ela estava vindo de uma igreja que não tinha prestação de contas, e não havia culto administrativo. E como você deve saber, é muito ruim você está em um lugar onde você não sabe quem são os membros, quais são, quantos são, quem entrou e quem saiu, para onde esta indo o dinheiro, quais as dívidas da igreja ou quais as condições financeiras que ela se encontra.
De fato, eu já ouvi muitas coisas que as pessoas gostam na igreja, mais esta aqui me chamou atenção! A igreja não é só um grupo de pessoas que seguem a CRISTO, ela também existe como uma instituição organizada; e atualmente tem muitas igrejas clandestinas, que não são filiadas a nenhuma convenção, cujos líderes fazem o que querem, e isto tem manchado o cristianismo.
Eu sou da Igreja Batista Nacional, e lá temos culto administrativo, que na verdade, é um culto onde toda a igreja é convocada para participar, e lá são tomadas as decisões pertinentes ao trabalho local, e nestas reuniões são tratados de assuntos muito importantes para o crescimento da igreja.
Para mim, culto administrativo é algo normal, mais agora, passarei a dar muito mais valor devido a sua importância... Tem muita gente que falta nestes tipos de cultos porque acham que não precisam estar ali para nada e não irão fazer falta. 
Ei, é ai que você se engana.
Quem sabe o que eu ouvi e hoje estou postando possa te fazer refletir sobre o assunto.

Que DEUS te abençoe!

Em Cristo, 

Pr. Jonata Costa Dutra

segunda-feira, 18 de julho de 2011

A noite vem (JOÃO 9:4)

A vida da gente é um constante aprendizado... Acho muito interessante como as coisas acontecem no dia a dia. Você já reparou como as formigas fazem no verão? Elas trabalham muito, o tempo todo para que ao chegar o inverno, elas tenham reservas para toda sua colônia. Minha mãe sempre falava: "A vida é uma escola". Acho que temos muito o que aprender... Se olharmos ao nosso redor, veremos como as coisas simples pode nos dar grandes lições.
O texto de João 9:4 traz o seguinte pensamento: "A NOITE vem quando NINGUÉM mais pode TRABALHAR". Jesus disse isso, porque Ele sabia que não tinha tempo para perder. Ele tinha uma tarefa muito importante para realizar, e conforme nosso Senhor fez. Esta obra foi concluída porque o tempo disponível foi bem utilizado. Note que muitas pessoas vivem uma vida sem nenhuma qualidade. Muitos tem a maior parte de seu tempo mal utilizado. E quando isso acontece, a nossa vida passa a ser uma vida disperdiçada.
As pessoas costumam pagar INSS porque quando a velhice chegar, ele poderão aposentar e ter seu alimento garantido. Agora trazendo isso para o lado espiritual, eu quero deixar meus pensamentos sobre a "RESERVA ESPIRITUAL"
Acho vergonhoso o cristão deixar para buscar a Deus somente no momento da adversidade, e digo isso porque vejo muitos "crentes" que quando tudo vai bem, eles vão dormir, descançar e se esquecem que é nestes momentos que eles precisam orar e se alimentar da palavra de Deus, porque quando a adversidade vier, aí se tornará muito tarde para buscar forças!
Esse tempo desperdiçado na tv, na internet, nas conversas alheias e etc. trarão mais tarde consequências.
Quando a noite chega, a gente anda mais devagar com nossos veículos porque durante a noite, temos muita dificuldade de enxergar. Na verdade as possibilidades de se locomover durante a noite é prejudicada devido à escuridão. É devido a escuridão que muitas pessoas tropeçam em obstáculos grandes e pequenos. Quero me referir com isso que a NOITE VIRÁ, e nesse momento é que estaremos com a visão afuscada, e necessitaremos ter mais cuidado, com tudo. Durante a noite acontece os assaltos e furtos com maior facilidade, e também durante a noite é as pessoas se recolhem para o sono.
A palavra NOITE na bíblia, pode ser comparada com o momento da adversidade, o momento da provação! O Salmo 30:5 diz que: "...o choro pode durar uma noite, mais a alegria virá ao amanhecer", posso dizer que a noite é o momento do choro, da cegueira, das ciladas, dos roubos e furtos, e quem sabe podemos até colocar aqui que a noite é o tempo de VIGIAR. Vigiar porque em 1 Tessalonicenses 5:1-8 nós somos ensinados a vigiar para que quando o Senhor Jesus voltar, a gente não seja pego de surpresa. Nem dormindo... E mais lá diz que o Senhor nos chamou das trevas para a luz.
Você cristão que lê esta mensagem, precisa saber que a noite não é momento de trabalhar. Embora a noite muitas pessoas trabaham de plantão ou de vigia e outros, mais este é o período de maior solidão, onde as ruas estão desertas, as pessoas estão dormindo, e desfrutando do trabalho que realizou durante o dia. Não é que não podemos trabalhar durante a noite, mais é que devemos ter reservas para enfrentar a noite!
Eu em particular fico a pensar sobre a morte, e como as coisas acontecem. Pois trabalhamos e valorizamos coisas terrenas e depois disso a gente morre e leva com a gente somente o que a gente é. Carro, casa, lotes, terras, tudo fica por ai, e só vamos ter o que a vida toda plantamos. MORTE ETERNA por não se preparar para ela, ou VIDA ETERNA por dedicar a vida a Deus. É o momento de desfrutar do resultado do nosso trabalho em vida. Que coisa séria!! É muito importante nos prepararmos para enfrentar a noite. Em Mateus 25:1-13 aparecem 10 virgens numa parábola que Jesus contou. Elas tinha a lamparina, testavam no mesmo lugar, mais somente cinco tinham o azeite para manter a lampada acesa durante a noite. As outra cinco é chamada de loucas, porque estavam sem reservas para a noite, tanto é que as suas lâmpadas se apagaram e elas saíram no meio da noite, se expondo para quem sabe ser atacada por algum bicho feroz, ou assaltada ou até mesmo tropeçarem e caírem na escuridão, para conseguirem o azeite. Queridos, prepare o vaso e se encha do azeite para não ter que ir buscar durante a noite.
Voce poderá se acidentar se for sair no meio da noite para conseguir o que devia ter buscado durante o dia.
Que Deus abençoe cada pessoa que está lendo esta potagem. Lembre-se, devemos trabalhar enquanto é dia, porque a noite virá! O verdadeiro sábio busca a Deus a tempo de poder achar. Saia deste sono, deste comodismo e busque ao Senhor.
Encerro com a seguinte pergunta: Você está preparado para enfrentar a noite? Leia ainda João 3:19-21 e reflita por alguns instantes!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

A Cura da Alma

Jesus Cristo o ontem o hoje e eternamente.