segunda-feira, 1 de agosto de 2011

UM NOVO MANDAMENTO

O evangelho de João, no capítulo 13 e versos 33 e 34 diz: “Porque eu vos dei o exemplo, para que como eu vos fiz assim façais vós também. Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”.
Amar as pessoas muitas vezes é uma tarefa difícil! Porque nós temos a tendência de colecionarmos decepções, e isto pode nos levar a um ponto de inércia. Brigamos por questões estranhas, muitas delas sem muito valor... e essas coisas fazem com que o amor não venha a renascer em nosso corações.
O relacionamento com pessoas implica em ter confrontos dolorosos, sem os quais não conseguiríamos crescer. Mais é aí que mora o problema. É muito importante que a gente saia da solidão, mais para isso devemos amar as pessoas com as quais nos relacionamos. Ter respeito e o carinho ao lidar com problemas, e saber que o amor precisa existir mesmo quando nos frustramos com nosso semelhante.
Amar o nosso semelhante é algo que requer disposição. Se você estiver disposto a amar as pessoas, você conseguirá, mais se não for assim, se o indivíduo não tiver disposição ou opinião, então terá problemas de relacionamentos.
As pessoas decidem abandonar suas amizades depois das decepções, porque acham mais fácil deixá-las do que lutar contra a frieza. Quando a gente lê na bíblia que “Deus nos amou de tal maneira” (João 3:16) quer dizer que o amor de Deus é incondicional! Deus não desistiu de mim e de você porque Ele nos ama, e o que prova que amamos os outros é não desistir deles.
Para amar o outro, aprenda a não cultivar mágoas, aprenda a perdoar, aprenda que ninguém é perfeito e devido a isso aceite a imperfeição do outro.
Eu já errei muito em minha vida, e me doeu quando as pessoas me rejeitavam porque eu havia errado, mais isso me serviu de lição, porque a gente tem a mania de ver os erros dos outros e dificuldade de ver os nossos próprios. Pensando nisso, pude ver que aquilo que faziam comigo, eu fazia com os outros. Eu não aceitava que errassem nem que vacilassem comigo. Aprendi a lição, me refiro aquela deixada por Jesus em Mateus 7:1-2 “Não julgueis, para não serdes julgados, pois, com o juízo com que julgardes sereis julgados; e com a medida com que medirdes, também vos medirão a vós”.
Outra coisa, quem ama perdoa! Olha, existem pessoas que realmente são difíceis de amar. Por que tem grande facilidade de nos ofender, não calcular as consequências de suas falas, e então temos que perdoá-las e orar para que algum dia possam ver o que estão fazendo!
Eita mandamento complicado que nosso Senhor nos deixou, espero que eu consiga obedecer. Estou me esforçando para isso, e você?
Reflita e deixa Deus te ensinar...

Em Cristo,


Pr. Jonata Costa Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário