sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ADORAÇÃO EM MEIO AO SOFRIMENTO

BASE: JÓ 1:20-21 - "Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR".

 Alguma vez, você ouviu alguém fazer a seguinte pergunta: Porque Deus permite o sofrimento? ou, SE DEUS é tão bom, porque Ele permite que a gente sofra? Esse pergunta geralmente é feita por alguém que esta passando por uma prova muito difícil, ou por alguém que se sente fragilizado ao ver um amigo ou familiar passando por uma dura prova!
Bom, a resposta para isso é simples... É que Deus nos ensina atraves do sofrimento! Deus as vezes nos leva a um vale de ossos secos, para que a gente aprenda a profetizar vida! Sabemos que Deus quer que a gente o adore pelo que Ele é e não pelo que Ele nos dá! Tem muita gente que só sabe adorar a Deus  nos bons momentos da vida... e esses aí, terão que passar por um seminário que Deus  preparou para eles! E a gente faz essa pergunta porque a gente tenta assimilar a dor que o outro está sentindo.
Porque Deus permite o sofrimento?

1. Porque no sofrimento Deus nos ensina a ORAR! Tem muita gente que é acomodado, e só busca a Deus de fato, quando a casa tá caindo. Então Deus permite o sofrimento para que a gente aprenda a orar a Deus! Tem outros que só ora pedindo benção, só pensa em si mesmo, e daí, Deus permite o sofrimento para que essas pessoas aprendam a orar visando a Deus como um ser abençoador, mais também SENHOR! 
Porque Deus permite o sofrimento?
2. Deus usa o sofrimento para revelar o seu AMOR!
Voce pode pregar sobre JESUS, uma, duas, três, quatro vezes, e ninguém recerber como salvador... o problema é que as pessoas só sente a necessidade de JESUS num momento de sofrimento... Porque é neste momento que percebemos como Deus nos ama e deseja nos salvar... Tem gente que tem que sofrer, para receber JESUS! Pois em meio ao sofremento, DEUS se revelará como um DEUS AMOROSO!

Porque Deus permite o sofrimento?
3. Porque no sofrimento Deus nos ensina a ser perseverantes!
O sofrimento não pode ser em vão!
Tiago 1:2-4 diz: "Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma".

Porque Deus permite o sofrimento?
4. Porque no sofrimento DEUS revela quem Ele é: 
As vezes falamos com Deus como se fosse Ele um mero homem de negócios, e não como o Senhor de tudo quanto existe. Neste caso, passamos por sofrimento para saber QUEM É DEUS, e QUAL O TAMANHO DO SEU PODER, e ainda O QUE ELE PODE FAZER! A gente só sabe de fato quem é Deus, quando passamos por sofrimento! 
O que você está lendo, com certeza, é muito difícil de ser colocado em prática, pois o que mais queremos na vida é não passar por aflições, mas sabemos pela Palavra de Deus que, infelizmente, isso não será possível. A vida é feita de momentos bons e ruins, não tem jeito, e esses momentos maus chegarão para todos nós! Pois o sofrimento muitas vezes nos recoloca no caminho certo, abre os nossos olhos antes que seja tarde, muda o nosso comportamento para melhor. Porque se sofremos, nos aproximamos mais de Deus e fazemos aquela oração de entrega total, que nunca faríamos se não fosse por este momento! Entrega total é deixar tudo sobre o governo de Deus, e permitir que Ele realize seus propósitos em nós! Deus jamais nos deixará sozinhos com as nossas dificuldades.

Em CRISTO, 


Pr. Jonata Costa Dutra

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A MORTE E A SAUDADE!!

Esse relógio que não para de rodar seus ponteiros me incomoda muito! É um tanto que desconcertante a gente saber que um dia tudo o que se tem hoje vai passar! Se existe algo que dói mais que saudade, então eu não quero conhecer. Porque não adianta correr, o tempo vai passando e a gente vai ver muitos amigos e parentes morrerem... E a saudade vai te encontrar.
Saudade é uma coisa esquesita! A gente sente uma dor profunda no peito por alguém que não veremos mais, daí desfarçamos, fingimos que não lembramos, mais quando estamos sozinhos, a gente se lembra que só ficou a saudade!
É pessoal, a morte faz isso... A única certeza que temos é de que vamos morrer um dia! Daí eu te pergunto: Que fundamento tem essas disputas por terra, por dinheiro ou por esta religiosidade farizaica que vemos atualmente, que valoriza mais as regras do que as pessoas? Sendo que num futuro bem próximo todos nós morreremos! Então, de quê adianta ficar preso neste emaranhado de problemas e conflitos se não se tem cereza do amanhã? Na verdade, eu entreguei a minha vida a Jesus, e a única certeza de que eu tenho sobre o amanhã é de que DEUS estará lá... A única coisa eterna que enconteri! Esse Deus que deixou em sua palavra o seguinte: " Eis que estou convosco todos os dias!" (MATEUS 28:20)... E que criou no salmista uma de suas certezas: "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum. Porque tu estás comigo, o teu bordão e o teu cajado me consolam" (Salmo 23.4).
Sabe o que é desesperador? É estar num hospital e ver um filho morrendo e um pai ali ao lado, sem ter como fazer nada! Isso é assustador, e deixa o meu coração amolecido como manteiga ao sol do meio dia!
Me corta o coração ver um doente em fase terminal suplicando aos médicos pela vida! E nesta escala de sofrimento, minha mente viaja num pensamento profundo e escondido: "Quem a gente quer enganar? A estrutura humana não resiste ao tempo. Volte para a realidade... Viver e morrer faz parte de nós."
Que dilema, viver com os pés firmados nesta terra e ao mesmo tempo estar sem chão para poder colocá-los! Só há uma verdade: DEUS... Ele existe e estará ao nosso lado até na hora da morte!
A partir de agora, quero ser feliz e viver minha vida com meu Deus... E levar outros a desejarem estar com o Senhor, enquanto a tempo para buscá-lo! Essa vida marcada pelo sofrimento, só existirá aqui nesta terra, ou após uma morte para alguém que não se entregou a Jesus! Creio que tudo o que está na palavra de Deus, é legítimo... 
Agora, quero com essas palavras deixar para todas as pessoas que eu amo. Meus amigos e minha família: Perdoa-me por nunca ter dito a vocês o que eu realmente sentia. O que eu pensava. Eu estou preparado para a morte, mais não gostaria de ir sem dizer o quanto foi bom viver ao lado de vocês.

Em Cristo, 


Pr. Jonata Costa Dutra 


 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

QUANDO A SAUDADE APERTA!


Um tapa, um soco, um pontapé, dóem. Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, mas o que mais dói é saudade.
Saudade de um irmão que mora longe. Saudade de uma cachoeira da infância. Saudade do gosto de uma fruta que não se encontra mais. Saudade de um parente que já morreu. Saudade de um amigo que nunca mais veremos, porque sua existência se findou por aqui. Saudade de uma cidade. Saudade da gente mesmo, quando se tinha mais audácia e menos cabelos brancos. Dóem essas saudades todas.
Mas a saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama. Saudade da pele, do cheiro, do sorriso, saudade da presença, e até da ausência consentida. Você podia ficar na sala e esta pessoa da qual sente saudade, podia estar no quarto, sem se verem, mas se sabia que estava lá. Você podia ir para o aeroporto e esta pessoa podia ir para o dentista, mas se sabia onde estava. Você podia ficar o dia inteiro sem ver essa pessoa... Mais sabia que existia... que no dia seguinte poderia vê-la! Mas o tempo passa e essa pessoa se vai, como a flor que hoje nasce e amanhã murcha e acaba. Assim se vai as pessoas a quem amamos, e no outro dia sobra uma saudade que ninguém sabe como deter.
Saudade é não saber. Não saber mais onde está, nem como está, em que condição se foi, se continua tudo bem, ou se não... Não saber mais nada à respeito desta pessoa, isto sim é que é saudade! Como é doloroso quando a saudade aperta! Não saber se continua sorrindo, se continua alegre, se ela continua amando.
Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma canção, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche. Que saudade!!
Valorize seus amigos e familiares, porque os que hoje estão ao seu lado, um dia nunca mais poderá vê-los! Amigos, eu amo vocês... Família, eu amo todos vocês... Espero um dia vê-los no céu, onde não teremos mais morte, nem choro, nem clamor, e nem dor... Que Deus abençoe todos nós!

"ESTE TEXTO EU ADAPTEI  DA AUTORA MARTHA MEDEIROS
SOBRE O TEMA: A DOR QUE DÓI MAIS"


Em Cristo, 

Pr. Jonata Costa Dutra


COMO DEUS NOS RESTAURA DEPOIS DE UMA QUEDA?

BASEADO EM: Atos 13:38
Você já cometeu algum erro que deixou a sua consciência muito pesada? Ou carregou uma culpa que quase te destruiu? Se você está sendo honesto sobre um assunto que te traz remorso ou tristeza, verá que você não está só! Como você existem milhares de pessoas que sente as mesmas fraquezas que as suas! Na verdade veremos que a gente precisa desesperadamente resolver os nossos problemas... Mesmo que você tenha errado muito em sua vida, toda vez que você errar você deve pedir o perdão de Deus! A palavra “perdão” significa limpar a conta, perdoar ou cancelar a dívida. Quando ofendemos alguém, buscamos seu perdão para que o relacionamento seja restaurado. Perdão é um ato de amor, misericórdia e graça. Mais o ruim mesmo é quando mesmo depois de pedir perdão a Deus, a gente se sinta culpado! Porém quero lembrar de um teto da palavra de Deus que diz: “Nisto conheceremos que somos da verdade, e diante dele tranqüilizaremos o nosso coração; porque se o coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.” 1 João 3:19-20.
Todas as situações que vêm de fora não se comparam com as que estão dentro de nós. Os problemas de fora têm pouca força sobre nós, por outro lado se por dentro estamos fortalecidos em Deus passaremos a vencer.
Quando nosso coração está firme em Deus, está em pé, nós temos capacidade de enfrentar os problemas, porque para tudo existe uma solução. Mas quando o abismo está dentro de nós é muito mais difícil. Porque este, nos suga todas as nossas forças. E quando este buraco está dentro de nós, só Deus para nos ajudar. Por isso a Palavra do Senhor diz assim: “Do abismo profundo clamo a Ti, Senhor”. É lá do fundo da nossa alma que clamamos pelo socorro divino e dizemos a Deus: "Senhor, escute a minha voz, que os teus ouvidos estejam atentos à voz da minha súplica...” SALMOS 130
Existe um abismo profundo dentro do nosso coração, do qual o Senhor precisa nos livrar, porque o ser humano não foi criado para a culpa, mas para a inocência.
Quando alguém se coloca diante de Deus, porque se sente culpado, ele é curado pelo perdão divino. Mas quando uma pessoa não é capaz de levar diante de Deus as culpas que sente, essas culpas vão se acumulando dentro do coração dele e se transformam em abismo, em complexos de culpa, arrastando-as para doenças psicológicas e também físicas. 
Se a alma da pessoa está ferida, ela começa a andar sem rumo... e essas feridas destroem suas forças e suas perspectivas de vida! A nossa alma anseia por Deus, por que nele está a verdadeira liberdade... Somente sentimos necessidade desse Deus compassivo e perdoador quando entendemos a profundidade do nosso pecado. É na presença de Deus que o coração é satisfeito... É na presença de Deus que a salvação ganha sentido! 
Estamos conscientes que Deus vê a nossa iniqüidade, e é por isso que devemos pedir perdão a Deus por andar em caminhos errados. Os nossos passos não são os de Deus, e os olhos de Deus condena os nossos atos. Mas se rogarmos a tua misericórdia, ele irá nos perdoar e nos resgatar.
 
A filosofia de Platão, 428 a. C, teve uma grande influência no mundo ocidental. Em um dos seus tratados filosóficos, dizia que a alma humana é prisioneira do corpo e por isso deve buscar a libertação como de um cárcere. 
Essa libertação, você só encontra em Jesus! Se entregue a Ele, e receba o seu perdão... E seja salvo!  

Em Cristo, 


Pr. Jonata Costa Dutra

terça-feira, 4 de setembro de 2012

A MORTE É UM MISTÉRIO

O mistério da morte é parte do enigma da vida... O que podemos falar sobre ela? Senão que entender a morte é entender a vida! Amados, o fato de sermos, e estarmos aqui é um mistério imensurável! Tempo que passa, deixa saudade, faz-nos perceber que o amor por uma pessoa é muito mais importante que as indiferenças.
Quando estamos diante da morte, enxergamos nossas imperfeições, e deixamos de lado este senso de jugamento crítico que temos sobre os outros. A morte é imprevisível, não sabemos quando ela vem... Mais é também inevitável! Quando ela chega e leva alguém que a gente ama, no outro dia tudo fica muito estranho, tudo fica diferente! Vem então o luto que nos ajuda a reter este sentimento de amor que tinhamos por quem eramos apegados, pois a saudade de uma pessoa que partiu, parece ser eterna dentro da gente, e parece que esta saudade nos vigia o tempo todo e nos faz lembrar a todo momento das pessoas com as quais eramos próximos. 
Quando se pronuncia a palavra morte, muitos se assustam, outros choram, sem falar que quase todas as pessoas a temem, porque todos vamos passar por ela, a menos que Jesus volte para levar a sua igreja! Mais o fato é que ninguém sabe o que tem do outro lado da vida. O céticos dizem que os crentes são loucos por acreditarem em um livro que diz como será, e os crentes acusam o céticos de serem doidos se não acrediterem. Que dilema, saber que estamos vivos mais morreremos. A vida é uma só, ninguém tem duas vidas! Um dia todos passarão. A maior prova disso é o teste do espelho... Quando estamos de frente a um espelho, olhos nos olhos, reconhecemos três inimigos de nossa alma. Um deles é a imperfeição... Tenho que te confessar uma coisa para o caso de a gente não se ver mais! Não critique tanto o erro dos outros, porque se você conseguir fazer uma somatória das suas imperfeições você se dará conta de que tem muito mais para corrigir em você do que nos outros! Um dia eu estava estudando quando me deparei com a seguinte frase: “Ando necessitado de dizer quem sou. Careço de encontrar alguém a quem eu possa retirar as máscaras, mostrar o coração. [...] Estou inadequado. Experimento e constato essa inadequação nas pequenas coisas. Estou precisando confessar meus medos." Dura verdade esta não? Se a gente for honesto, diremos até que estamos pior do que muita gente que um dia nós já criticamos! Estamos muito cheios de assuntos confidenciais em nós, que um dia, após terminar esta vida, tudo será exposto diante de nós. Não demorará muito e tudo que somos hoje, deixará de ser! Porque ninguém esconde nada do nosso criador. (LER Hebreus 4:13)
O outro inimigo de nossas almas é o tempo! Digo isso porque de frente a um espelho, se percebe que o tempo passa, o tempo não espera. Aprendo ai que o tempo não é algo que possa voltar, como alguém um dia sonhou quando criou o filme: “de volta para o futuro” . Quando a gente se levanta durante o silêncio da madrugada, a gente esculta o tic-tac do relógio. Os ponteiros de um relógio caminha para frente, mais você pode voltar eles e colocar uma hora a menos, mais o tempo passou e esse você não consegue trazer de volta! Outro dia me deu uma saudade de alguns momentos que vivi, de tempos que eu andava cheio de inspirações, tempos que ao olhar pela janela via um mundo inteiro, uma vida cheia de sonhos, naquele tempo eu tinha muitas amizades... e para mim este era o meu melhor e mais lindo presente que eu já tinha ganhado no mundo. Mais o tempo é implacável e a gente não tem mais ao lado esses amigos para poder chorar e rir com eles! Mas agora minha visão é outra, falta tanta coisa em minha janela! Já sei, é o tempo, que se foi e não volta mais... O tempo se chama agora. O dia é hoje. Desapareceremos todos como desaparecem os vermes. (Ler Eclesiastes 3.19-21). O tempo só tem uma realidade, a do Instante.
Jorge Luis Borges, em “História da Eternidade”, afirmou que “o tempo é um problema para nós, um terrível e exigente problema, talvez o mais vital da metafísica; a eternidade, um jogo ou uma fatigada esperança”. Borges referia-se ao Timeu de Platão para concluir que “o tempo é uma imagem móvel da eternidade; e isso é apenas um acorde que a ninguém distrai da convicção de ser a eternidade imagem feita de substância de tempo”. O pensamento de Gaston Bachelard dizia: “Daí vem uma plenitude do instante, a ontologização do tempo: o tempo consegue ser, o que quer dizer que ele para de tornar-se, que se transforma em eternidade”. Bom se o tempo fosse uma pessoa e eu me encontrasse com ela, eu diria para o tempo: “você passou muito rápido por mim”.
Mais se você quer um conselho, antes que tudo chegue ao fim, é melhor entregar a vida para Jesus...
O ultimo inimigo de nossa alma, ao se deparar com um espelho é: A morte... Não me refiro com isso que morreremos e ponto, não exite mais nada, ou que o que está por vir será pior para todos. Mais é como disse o humorista Chico Anísio, quando um repórter perguntou o que ele pensava da morte. Ele disse em uma pequena frase: Morrer é um pena! Ou seja, que pena que teremos que morrer. Pois a vida é tão única que nunca podia acabar! Fico indignado com pessoas que tiram a vida de outras! Quem já fez isso deve pedir perdão a Deus e tentar ganhar o mundo pra Jesus urgentemente. Porque não há maneira de substituir quem já se foi, e o que se foi, por mais que desejasse viver, se foi. A morte é uma experiência incompreensível, devastadora para os que ficam vivos. Ainda bem que Deus deixou a promessa de que um dia estaremos em um lugar onde não haverá mais morte!
Para concluir digo a você: Viva uma vida bem vivida, cheia de qualidade, curtindo as pessoas, não desperdice tempo nem viva acusando os outros de errarem. E esteja sempre aos pes do Senhor! Porque as vezes me pergunto se sou digno de ter tudo que tenho, apesar de não ter tudo, tenho o suficiente, tenho os principais, tenho irmãos, tenho pai e mãe, tenho família e os melhores amigos do mundo! E como eu sei agora o que a morte é, vou viver um pouco mais...

 Em Cristo, 


Pr. Jonata Costa Dutra