Um tapa, um soco, um pontapé, dóem. Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, mas o que mais dói é saudade.
Saudade de um irmão que mora longe. Saudade de uma cachoeira da infância. Saudade do gosto de uma fruta que não se encontra mais. Saudade de um parente que já morreu. Saudade de um amigo que nunca mais veremos, porque sua existência se findou por aqui. Saudade de uma cidade. Saudade da gente mesmo, quando se tinha mais audácia e menos cabelos brancos. Dóem essas saudades todas.
Mas a saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama. Saudade da pele, do cheiro, do sorriso, saudade da presença, e até da ausência consentida. Você podia ficar na sala e esta pessoa da qual sente saudade, podia estar no quarto, sem se verem, mas se sabia que estava lá. Você podia ir para o aeroporto e esta pessoa podia ir para o dentista, mas se sabia onde estava. Você podia ficar o dia inteiro sem ver essa pessoa... Mais sabia que existia... que no dia seguinte poderia vê-la! Mas o tempo passa e essa pessoa se vai, como a flor que hoje nasce e amanhã murcha e acaba. Assim se vai as pessoas a quem amamos, e no outro dia sobra uma saudade que ninguém sabe como deter.
Saudade é não saber. Não saber mais onde está, nem como está, em que condição se foi, se continua tudo bem, ou se não... Não saber mais nada à respeito desta pessoa, isto sim é que é saudade! Como é doloroso quando a saudade aperta! Não saber se continua sorrindo, se continua alegre, se ela continua amando.
Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma canção, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche. Que saudade!!
Valorize seus amigos e familiares, porque os que hoje estão ao seu lado, um dia nunca mais poderá vê-los! Amigos, eu amo vocês... Família, eu amo todos vocês... Espero um dia vê-los no céu, onde não teremos mais morte, nem choro, nem clamor, e nem dor... Que Deus abençoe todos nós!
"ESTE TEXTO EU ADAPTEI DA AUTORA MARTHA MEDEIROS
SOBRE O TEMA: A DOR QUE DÓI MAIS"
Em Cristo,
Pr. Jonata Costa Dutra
Nenhum comentário:
Postar um comentário